Primeiro eu tenho que te situar de pelo menos alguns caminhos possíveis, para que você possa tomar um rumo. Nesse post vou te apresentar algumas alternativas.
- 1- Web
- 2 - Desenvolvimento para dispositivos móveis
- 3 - Desenvolvimento para desktop
- 4 - Hacking
Web:
Na web as possibilidades são quase que imensuráveis. A web te dá um poder incrível de poder criar novas redes sociais, criar sites para seu negócio, criar um e-commerce para venda de seus produtos, anunciar cursos e tudo que se dá pra imaginar.
Por onde começar na web?
Primeiro você vai ter que entender como funciona as estruturas básicas da web e entender tecnologias como HTML, CSS e alguma linguagem que funcione bem para web como o javascript. Entendendo essas três coisas você já está no caminho certo.
Mobile:
O mercado mobile não se diferencia muito da web, porém tem um potencial muito maior pois envolve o desenvolvimento de apps pros aparelhos que estão conosco no bolso, nas mãos ou por perto. Isso te dá um poder ainda maior. Quer desenvolver um app para resolver um problema no seu negócio? Estalou uma ideia nova de um app? Com o desenvolvimento mobile você tem essa possibilidade.
Por onde começar no mobile?
É recomendado que você tenha passado pela web antes, para entender como funciona mais ou menos pelo menos a lógica das coisas, funcionamento da relação client/server, lógica de programação etc.
Desktop:
Pelo nome você já deve saber que estamos falando de programas para desktops (computadores). Apesar do mercado de mobile e web serem bem maiores, o mercado do desenvolvimento desktop ainda tem sua importância e você pode seguir por esse caminho também!
Por onde começar no desktop?
Basicamente no desktop é necessário que você aprenda lógica de programação e linguagens de programação que permite você criar alguma aplicação desktop.
Hacking:
Para área de hacking é um pouco diferente. Ao invés de construir aplicações, se destrói e se encontram vulnerabilidades em sites, aplicações e até jogos.
Por onde começar na área de hacking?
Recomenda-se que você aprenda a construir primeiro para entender como funcionam as estruturas e só assim começar a sair destruindo sistemas e/ou testando vulnerabilidades. Claro que você vai precisar entender também um pouco sobre banco de dados, como a web funciona, etc. Mas como nós do MinhaStack apenas construímos, não conseguimos (por enquanto) te explicar mais a fundo.
Ok, você escolheu uma área e agora?
Agora você precisa escolher uma linguagem que se adeque a área que você achou interessante e o primeiro passo está dado!