Há algum tempo fizemos um post de como enviar arquivos para seu repositório para o repositório para github, Clique [aqui] e confira. Mas nesse post iremos abordar um assunto mais específico sobre o universo do versionamento de códigos que é o gitignore.
Quando criamos um repositório é criada uma árvore que nós conhecemos com ‘trees’. Dentro dessas árvores temos os blobs e dentro dos blobs são criados os commits, mas não vamos complicar muito esse assunto. Vamos focar no gitignore. Antes de fazer o commit de cada arquivo, o git passa pelo gitignore e verifica se aquele arquivo está na lista de arquivos que não serão adicionados ao commit. Se o arquivo estiver na lista, ele é deixado para trás, digamos assim.
Mas por que ignorar certos arquivos?
Quando se trabalha com javascript temos a bendita “node_modules”, que é a pasta onde contém as dependências dos pacotes instalados. E essa pasta deve ser ignorada. A não ser que você queira deixar o computador o dia inteiro só fazendo commit dos arquivos da node_modules, rs. E temos o aspecto segurança também, o gitignore evita que arquivos como .env não sejam ‘commitados’ para o repositório público com todos os dados pessoais e urls de conexão com o banco de dados, mas também temos arquivos que podem ser ignorados pois são inúteis, como aquela pasta do vscode. ou pastas de cache.
Como criar o arquivo gitignore:
Na pasta raiz ou principal crie um arquivo chamado “.gitignore”. nele você pode colocar os caminhos dos arquivos que serão ignorados. Dessa forma:
Gostou desse post? Compartilhe com alguém e nos siga no instagram para ficar por dentro de todos os conteúdos de qualidade que postamos aqui. Siga: https://instagram.com/minhastack