Explicando o que é um framework com analogias:
Se você ainda não sabe, provavelmente é iniciante, então vou tentar te explicar de modo que não te confunda mais ainda e da maneira mais objetiva posível. Vamos nessa!
O que um framework tem haver com uma escavadeira?
Imagine uma obra para construir um prédio, nessa obra o primeiro passo seria fazer a base do prédio e para isso o engenheiro iria usar 100 operários. Agora pense que cada operário usa uma ferramentas para cavar e de um jeito diferente. Isso poderia atrasar a obra, já que nem todos conseguem cavar com a mesma velocidade e alguns até talvez estejam utilizando as ferramentas erradas. Então o engenheiro tem a brilhante ideia de usar a escavadeira para que seja padronizado e otimizado o modelo da escavação.
Agora imagine que os 100 operários são 100 programadores, as ferramentas que eles usavam para cavar, eram as linguagens de programação e a escavadeira, seria o framework. Pense que, pessoas diferentes usam a lógica de um jeito diferentes, e às vezes, ferramentas diferentes. Padronizar isso em um “template” que vai aumentar a produtividade pode ser a melhor maneira não só de cavar a base de um prédio, mas também para construir softwares de uma maneira mais ágil e otimizada. E os frameworks estão aí para isso. Da mesma maneira que as escavadeiras tem diversas funcionalidades que já estão prontas, os frameworks também tem. Então, isso é um framework.
Gostou desse post? Nos siga nas redes sociais para mais dicas como essa.
Veja também: