Ou em português: mínimo produto viável
O MVP é um processo onde apresentamos um produto que funciona, mas em sua forma mais simples, ou seja ele funciona mas ainda podem ser adicionadas novas features.
Por que usar MVP nos meus produtos ou projetos?
Ele te traz a segurança de lançar um produto no mercado sem muitos custos ou riscos. Mas como assim? Imagine que o cliente irá pedir para você programar um app parecido como o UBER, mas para entregas com caminhões. Para adicionar todas as features que o cliente pediu vai sair por mais ou menos 100 mil reais. Só que para funcionar o sistema de entrega sem todas as features que podem ser que nem sejam tão boas assim, o cliente precisa gastar metade desses 100 mil. O que é mais seguro? Fazer funcionar para testar se vai dar certo ou gastar tudo?
Creio que um dos principais pontos do MVP é aprender com o cliente sobre o produto.
MVP é a mesma coisa que um protótipo?
Não. Protótipo é quando você constrói um modelo do produto final e o MVP são apenas as partes principais do produto que o fazem funcionar. Acho que o melhor exemplo que posso te trazer para comparação, são os buggies de praia, que são carros mas ainda não tem todas as features que um carro convencional tem, como, ar condicionado, vidros e travas elétricas etc. é apenas uma carcaça com as principais coisas que fazem um carro andar por aí.
Imagem: https://br.pinterest.com/pin/599330662882338822/
Deu pra entender agora? Dá para usar, mas ainda faltam algumas coisas. Ok que um buggie é um produto já pronto, mas se você comparar a um carro convencional com ar-condicionado, vidros, portas etc vai ver que ainda faltam coisas. Mas é isso! não é complicado de entender nem de aplicar, se aplicado do jeito certo! Gostou desse conteúdo? nos acompanhe nas redes sociais.