- Use as ferramentas certas do seu celular.
Muita gente acaba utilizando o celular de maneira errada e isso infelizmente é até comum. Como o uso excessivo das redes sociais, vendo vídeos de dancinha (nada contra dacinha, tenho até familiares e amigos que fazem, rs) e etc. Sendo que se você utilizar da maneira correta, pode ser uma arma poderosa na sua produtividade durante os estudos. Agora vamos ver algumas ferramentas para produtividade que provavelmente você tem no seu celular.
Timer: O timer pode ser um grande aliado no seu foco. Existe uma técnica para nos acostumar a ter foco que se chama “técnica de pomodoro”. Que consiste em você passar 25 minutos de foco absoluto e 5 minutos descansando. Eesses 5 minutos de pausa passam mais rápido do que você imagina, então não dá para fazer muita coisa, porém, seu cérebro dá um restart e aí você consegue voltar ao trabalho.
Bem-estar digital: Essa funcionalidade está disponível apenas no Android na versão 9.0 - Pie ( se você usa IOS pode ter acesso a algumas funcionalidades que são iguais ao bem-estar digital em “Configurações > Uso da bateria” e “Configurações > Notificações”). Lá você terá controle total das suas notificações, dos apps que mais te distraem, tempo de uso dos apps e até limita o uso diário desses apps. Mas lembre-se, a partir das 00:00 as configurações resetam e você terá que definir um novo tempo de uso.
Bloco de notas: Acho que sem um bloco de notas eu seria muito desorganizado. Sentar e organizar as tarefas do dia seguinte no bloco de notas ajuda a materializar melhor o que tenho que fazer.
- Utilizando o sistema de recompensa.
Se você assistiu “o dilema das redes” ou já leu a respeito em algum lugar da internet sabe que as redes sociais se utilizam do sistema de recompensa do nosso cérebro, liberando a famosa dopamina e fazendo com que nosso cérebro se vicie no uso constante dos apps. Os efeitos físicos disso eu deixo para outro post, vamos falar do quanto geralmente as pessoas, e provavelmente você, se distraem com as notificações que chegam o tempo todo e com as coisas “legais” que aparecem no seu feed.
Mas então a saída é sair completamente das redes sociais? Não. Hoje não é segredo pra ninguém o quanto as redes sociais são importantes pra várias pessoas que até vivem disso ou usam como meio de divulgação de projetos pessoais, para fazer networking, etc.
- - “Então o que fazer?!”
- - Usar na hora certa!
- - “Qual a hora certa?!”
Lembra do sistema de recompensa? Vamos hackear ele.
Mas antes, lembre-se que é você quem sabe quais são as suas necessidades e o quanto você aguenta estudar com qualidade (esqueça a quantidade). Então use com moderação, respeitando seus limites!
Eu quero que você pense no seu jogo favorito, série favorita ou que esteja assistindo agora, na rede social que mais te faz procrastinar e em tudo que você vê como prazeroso. Pensou? Ótimo, agora você vai pegar isso e deixar para fazer depois de estudar. Vou explicar o porquê: Assim você vai adestrar seu cérebro dizendo “depois do trabalho duro e chato, vem a diversão”.
“Mas e se eu falhar?!”. Simples, não se recompense com seus prazeres. Assim seu cérebro vai cada vez mais achando interessante estudar. Entendeu a ideia?
Bônus:
Mais sobre produtividade:
Há alguns meses nós do MinhaStack demos dicas de como ser mais produtivo na “semana da produtividade”, confira clicando aqui.
Você vai conseguir?
Nos primeiros dias, ou até no primeiro mês, talvez você sinta muita dificuldade de manter uma rotina de estudos, mas vai por mim, a neuroplasticidade do nosso cérebro é algo incrível e é questão de tempo. Mantenha a constância do movimento que vai dar super certo.
(Ainda tem outra página).
E quem não conseguir aplicar tudo isso?
Tudo bem! Somos seres humanos, não máquinas, às vezes erramos e isso é comum. Ruim mesmo é você ficar acomodado(a) e não sair do canto. Tem um calculo matemático que ilustra bem isso:
Então é isto! Espero que tenha gostado. Nos manda um feedback do que você achou em qualquer rede social nossa 😉