Você deve estar se perguntando: “Mas para quê que eu preciso criar um arquivo de texto? Não sei em quê posso usar!”
O minhaStack está aqui pra isso, iremos te ajudar a não só a aprender a criar, ler e escrever arquivos, vamos te ajudar a ter ideias pra desenvolver com esse aprendizado. Fica com a gente até o final que no final do texto vamos te dar algumas idéias do que você pode fazer usando esses scripts. Então corrige essa postura, bebe uma água e ve com a gente!
Criando seu primeiro arquivo usando python:
Como muita gente pensa você precisa dominar o cmd para conseguir criar arquivos, mas não, o python nos oferece uma função que te livra de ter todo esse trabalho, estamos falando da função open(). Essa função por padrão deve receber dois argumentos (ou parâmetro se você vem de outras linguagens). O primeiro é uma string que nele deve conter o nome do arquivo que você vai criar, incluindo sua extensão. O segundo argumento também é uma string que contém o modo como você vai usar aquele arquivo no seu script python. Mas como assim o modo? Primeiro você tem que conhecer eles para entender melhor:
Para esse post, vamos apenas usar o ‘w’, ‘r’ e ‘+’ para dar os exemplos:
Usando o modo ‘r’:
‘r’ significa “read” (ler, em português). Então o trabalho dele enquanto argumento é dizer para a função open() que estaremos lendo tal arquivo.
O que fizemos:
Armazenei nosso arquivo dentro da variável “arq”, usei a função open() e passei os dois argumentos dentro dela. O primeiro argumento indica o nome do arquivo, e o segundo o modo como "usamos" tal arquivo, que nesse caso será para leitura, e para finalizar dei um print no arquivo usando o método read() para mostrar no terminal nosso arquivo app.py.
Usando o modo ‘w’:
Com o modo ‘w’ não é tão diferente, porém acontece uma coisa diferente. Perceba como nosso diretório está:
Normal né? Agora vamos executar esse script:
Agora vamos escrever:
Usamos o método write() para escrever neste arquivo. E passamos como argumento o que vamos escrever dentro desse arquivo, mas você pode fazer isso também:
,
Agora vamos ver dentro do arquivo como está:
E voalá escrevemos dentro do arquivo! Mas E se depois quiser escrever novamente dentro do arquivo? Você terá que usar o ‘+’ na frente do ‘w’ para que consiga escrever mais linhas, ou quando você escrever novamente o método write() ele vai escrever por cima do arquivo e você perderá o texto. Então, como fazer? Eu te mostro:
Usando o ‘+’:
(Esse \n que usei serve para quebrar linhas)
Veja dentro do arquivo de texto:
E como prometido, vamos dar ideias do que fazer com esse conteúdo. Se você quer usar para facilitar sua vida: Você pode pensar em arquivos que você geralmente repete a digitação de texto e usar isso a seu favor!
Pode fazer scrapping de sites para gerar textos para trabalhos escolares e assim por diante! É como eu sempre digo: “o céu não é o limite!”