O que veremos aqui:
- 1 - Como acessar diretórios
- 2 - Sair de dentro de um diretório
- 3 - Vendo o que tem dentro de uma pasta
- 4 - Criar uma pasta
- 5 - deletar uma pasta
Muita gente sente dificuldade na hora de construir um projeto onde há módulos em pastas diferentes ou quando quer importar qualquer arquivo que seja para a raiz (geralmente é onde está o index) do seu projeto. Pensando nisso, o minhaStack resolveu desmistificar isso de uma vez por todas. Ajusta a coluna aí, bebe um gole de água e vamos aprender alguns comandos no cmd
Para entender o básico temos que partir do princípio de tudo: O disco local “C:”. Do mesmo jeito que seu projeto tem uma pasta raiz, sua máquina também tem. Saber navegar entre pastas te ajuda não só a resolver problemas que estão no seu projeto, mas problemas do dia a dia. Mas muita gente ainda sente um certo receio de mexer nos diretórios através dos comandos no cmd por parecer muito complicado, mas não é ou não será mais a partir deste post. Então para isso vamos descomplicar tudo:
Como acessar um diretório
Para entender melhor o que estamos fazendo vamos acessar uma pasta qualquer que está dentro do nosso disco local C:. Para fazermos isso, usaremos o comando “cd” que significa “change directory" ou em português “mude o diretório”. Esse comando fala para sua máquina mudar para o diretório que está dentro da pasta atual e que você especificou. Vamos escolher uma pasta que criei dentro de C: para entendermos melhor o que estou falando:
Usei uma pasta qualquer como exemplo, mas você consegue com outras. Pressionando enter, vemos que agora estamos dentro da pasta especificada:
Perceba que agora ao invés de C: temos C:/minhastackexample
Como sair de uma pasta:
É bem simples na verdade. Basta digitar “cd ..” (sem aspas) que você voltará para o diretório anterior.
Mas isso serve para qualquer projeto?
Sim! Você pode sempre que quiser ir e voltar de pastas com esses comandos citados acima, seja no para um projeto que você vai usar git ou algo mais simples.
Vendo o que tem numa pasta
É bem simples na verdade. Basta digitar dir dentro da pasta que você está e serão listados todos os diretórios contidos ali. Veja no exemplo:
Perceba que temos todas as pastas disponíveis dentro da pasta que estamos.
Como criar arquivos:
Para isso vamos usar mais um dos comados no cmd: mkdir, que é a abreviação para “make directory” ou em português “fazer (ou criar) um diretório”. Veja no exemplo:
Como remover diretórios:
Para remover temos que ter um pouco mais de atenção pois esse comando requer um parâmetro para o tipo de remoção que será feita. Vamos entender um pouco mais sobre o comando rmdir que é a abreviação para “remove directory", ou em português “remover ou apagar diretório”. Mas e os parâmetros?
/s | Exclui uma árvore de diretórios (o diretório especificado e todos os seus subdiretórios, incluindo todos os arquivos). |
/q | Especifica o modo silencioso. Não solicita confirmação ao excluir uma árvore de diretórios. O parâmetro /q só funcionará se /s também for especificado.Cuidado: Quando você executa no modo silencioso, toda a árvore de diretórios é excluída sem confirmação. Certifique-se de que arquivos importantes sejam movidos ou submetidos a backup antes de usar a opção de linha de comando /q . |
Vamos ver como escrever:
Gostou desse conteúdo? Sabia que também postamos coisas assim no nosso instagram? Você pode nos seguir clicando aqui