- 1 - Determine o propósito do aprendizado de programação
- 2 - Escolha uma linguagem de programação para aprender
- 3 - Prepare-se para o aprendizado de programação
- 4 - Aprenda programação
- 5 - Tente fazer um trabalho
1 - Determine o propósito do aprendizado de programação.
Essa etapa é uma das mais importantes. Saber definir exatamente o porquê de você estar estudando pode parecer óbvio, mas isso no final acaba te dando poder para continuar quando surgir dificuldades. Não importa o motivo, basta tê-lo, e isso vai te ajudar a prosseguir e consequentemente a crescer.
Mesmo que já tenha iniciado, se já trabalha na área, determinar esse propósito é de extrema importância para seu crescimento.
2 - Escolha a linguagem de programação para aprender.
Como diz na capa de um livro do Guilherme Pintto: “o óbvio também precisa ser dito”, então resolvemos colocar essa etapa aqui. Escolha uma linguagem para aprender.
“Essa linguagem pode ser a que está em alta no mercado??”.
Claro que sim. Principalmente se seu objetivo é conseguir atender as necessidades do mercado. Mas lembre-se, linguagem de programação é diferente de framework.
“E se eu apenas quiser aprender a programar para desenvolver um projeto pessoal?”
Procure uma linguagem que atenda às suas necessidades. Apenas foque em resolver o problema com a ferramenta certa. Não adianta tentar pregar um prego na parede usando um alicate. Você até pode conseguir, mas não vai ser tão eficaz como seria usar o martelo. Pense nisso.
3 - Prepare-se para o aprendizado de programação.
Para isso preparamos um post exclusivo, afinal, para preparar o ambiente físico e sua mente, precisa muita informação que não caberia em um único tópico, por isso separamos o conteúdo.
4 - Comece a aprender .
Já disse e repito, o óbvio precisa ser dito, agora que você tem um objetivo, escolheu a linguagem e sabe estudar sem se distrair, agora está na hora de colocar a mão na massa. Existe por aí uma gama de cursos gratuitos, páginas no instagram, vídeos no Youtube, e fóruns onde você pode aprender . Comece pelo básico e vá descendo as camadas, se aprofundando cada vez mais no que está fazendo e quando menos perceber estará programando.
5 - Tente criar algo.
Agora você tem bagagem, tem conhecimento e é produtivo como uma máquina, pode criar seus projetos, enviá-los para repositórios de código online para que recrutadores possam te encontrar ou só para acompanhar sua evolução com o tempo. Comece e termine projetos.
Veja também:
- Prepare-se para seus estudos de programação.
-Por onde começar na programação?
Receba nosso e-book grátis de HMTL5