Eu sei que hoje é natal mas eu esqueci disso e prometi cinco dias atrás que íamos fazer cinco dias de publicações relacionadas ao livro clean code. E aqui estamos no último dia. Então vamos lá!
Há muito tempo o desenvolvimento de software vem tentando se moldar aos princípios que o clean code tem para oferecer. E quais são esses princípios? Bom, muita gente acha que “se meu código está funcionando, significa que ele é bom”. E não é bem assim, pois há diferença entre um código que funciona e um código funcional. E qual você tem escrito ultimamente?
Como meu negócio pode melhorar com o clean code?
No próprio livro eles explicam mais a fundo sobre isso e não tem com eu te falar tudo aqui, então vou te resumir. Se seu código para de funcionar, uma parte ou até mesmo seu negócio inteiro pode parar de funcionar por um tempo. E tempo é dinheiro, certo? Então se seu código é construído com bases sólidas, a chance de dar errado diminui bastante. Então um código bem construído trás benefícios para seu negócio.
Como o clean code pode me ajudar na entrevista de emprego?
Muitas empresas que são inteligentes e entendem a necessidade de manter um bom código funcionando, contratam funcionários que tenham em seu portfólio esses princípios. Então se você quer aumentar suas chances de ser contratado você tem que saber aplicar bem o clean code.
Como aplicar o clean code?
Se formos te explicar aqui temos que reescrever o livro, por isso tocamos só em alguns dos vários assuntos que estão lá. E como não queremos estragar as surpresas e benefícios do livro, deixamos o próprio para que você possa investir em si, ou no futuro do seu negócio nesse link