Uma vez ouvi que a oportunidade é um cavalo selado que só passa uma vez, que quando passa você tem que montar e ir. Particularmente eu discordo dessa afirmação. Oportunidades passam diante dos nossos olhos o tempo todo, o problema é que achamos que oportunidades são coisas grandiosas e maravilhosas, mas não. Normalmente elas aparecem todas quebradas, mal resolvidas e um pouco turvas. E cabe a nós sabermos o que queremos fazer.
Mas por quê estamos falando sobre isso? Certa vez li em “Essencialismo” sobre como nós tendemos a achar que por pegar várias oportunidades ao mesmo tempo estamos crescendo e evoluindo bastante. Quando na verdade estamos depositando energia em coisas que muitas vezes não são essenciais para nosso desenvolvimento e atrapalham nosso desenvolvimento e alta performance.
Ter a habilidade de entender o que de fato é essencial, é uma soft skill bastante importante, inclusive para nós Devs. Vejo muita gente abraçando vários e vários projetos ao mesmo tempo, e por pegar tantos projetos, não conseguirá dar seu melhor em nenhum deles. E como reação da sua ação o mercado começa a o reconhecer como um profissional que diz sim a todos os favores pedidos, a todos os projetos mas não performa tanto assim. É mediano e está sempre ali para tapar algum buraco.
E com o passar do tempo, você começa a perceber isso sozinho. Começa a se sentir um verdadeiro lixo, batem várias síndromes do impostor durante os dias no trabalho, ansiedade e medo que o ambiente de trabalho faça aquele expurgo anual e você vá de ralo. E tudo isso por ficar se enganando, assumindo o que não iria conseguir entregar.
Então a corda aperta, os prazos diminuem, os finais de semana não são mais os mesmos, você tem que terminar o projeto que aceitou na sexta no sábado de manhã e no domingo tem que adiantar as obrigações da semana que ficaram pendentes. E do nada, já são 22h do domingo e você está preparando um relatório, terminando um código ou resolvendo os problemas do deploy que fez na sexta às 17h.
E voilá, na segunda feira está você às 7:00 AM de pé, com uma xícara enorme de café, a caixa de e-mail lotada, seus projetos te chamando pelo whatsapp e você só consegue pensar em dormir. O café não tem o mesmo sabor de antes, agora ele só serve para te manter no modo zumbi enquanto você está tentando resolver as issues e tasks.
Até quando você vai aguentar?
Então pra quê assumir tantas coisas ao mesmo tempo? Mantenha-se firme nos compromissos que são essenciais de verdade para seu progresso. Eles sim vão ser os divisores de água na sua carreira e desenvolvimento pessoal. E está tudo bem trabalhar alguns finais de semana, mas trabalhe para obter progresso, não pra tentar ficar menos sufocado e tudo ficará alinhado para uma melhora, você começa a enxergar fora da caixa por um momento e agora sim você vê melhor as oportunidades reais ao seu redor.