fundo
Express: primeiros passos.

Como dar seu primeiro “hello world”: 

Se você não estiver interessado ou interessada em saber o que é o express, quer apenas aprender pode pular para o tópico “primeiros passos”. caso contrário, continua comigo que eu vou te explicar. 

O express foi lançado no github em maio de 2010. Seu intuito era facilitar o desenvolvimento web e a criação de API’s. Quatrro anos depois de lançado foram comprados os direitos de gerenciamento de projeto pela StrongLoop, uma empresa americana que pertence a IBM. 

Quem usa o express? 

Atualmente grandes players do mercado embarcaram no uso do express, players esses: 

Uber, paypal e fox Sports. 

Primeiros passos: 

Se você sabe instalar e importar módulos, usar variáveis e funções, com certeza você vai saber usar o express. Iniciaremos com um exemplo bem  simples, mas que vai ser de grande ajuda pra você dar o primeiro passo, ou seja, estamos de tando a faca e o queijo, o resto é com você! 

Para instalar o express é bem simples, basta digitar no cmd dentro da pasta do seu projeto:

Isso criará um arquivo “package.json” que  serve para mostrar os pacotes instalados, as dependências do projeto, versão, autor etc.

Depois digite:

Isso irá criar a pasta “node_modules” que é pasta que vai conter todos os módulos e pacotes instalados. E o arquivos “package-lock-json”, o objetivo dele é descrever as características das dependências usadas no projeto. Versão, sub-pendências, links de verificação de integridade, e algumas outras coisas.

Espere instalar, e assim que concluir tudo, você pode criar um arquivo “app.js”. Agora vamos ver como ficou tudo: 

Agora sim, finalmente vamos codar! Abra o arquivo “app.js” e digite: 

Se você achou complicado, vou te Explicar! 

Na primeira linha criamos uma constante chamada express, que vai ser responsável por armazenar o express, depois, criamos a constante “app” que vai ficar responsável por, digamos que, ativar o express (didaticamente falando). Agora “app” tem acesso a vários métodos que o express nos disponibiliza. Mas como esse é um primeiro passo, iremos apenas fazer esse basicão. Agora que você entendeu, vamos prosseguir. Nós criamos a constante port que irá armazenar o valor da porta em que nosso server vai rodar, que é a porta 3000. 

Na linha 5 chamamos o método get  que ficará responsável por, um: dizer a rota que está representada pela barra (‘/’), dois: chamar a função de callback que receberá dois parâmetros, “req”, que significa “requisição” e “res” que significa “response”.  

Por enquanto iremos usar apenas o “res”, então digitamos “res.send(...)” que diz ao express: “responde com esse valor aqui”. Essa resposta será uma tag “h1” que será renderizada na tela. 

Agora que organizamos a rota, solicitamos a resposta, que foi nosso “h1”, vamos indicar onde nossos arquivos vão rodar usando o método “listen” (linha 9). O método listen deve receber como parâmetro “port” que é nossa variável criada nas primeiras linhas e o outro parâmetro não é obrigatório, Eu o coloquei aí para que você veja se sua aplicação está no ar e onde ela está com esse “console.log()”  que mostra onde tudo está funcionando. 

Mas espera, ainda uma coisa: mandar o node rodar nosso server. Abra seu terminal e digite: 

e pressione enter, você deve ter visto algo assim: 

Vamos ver nosso aplicação funcionando. Digite no campo de pesquisa do google: 

localhost:3000

Voalá! Você deu o primeiro passo, Parabéns!

Que tal receber de graça vagas de emprego, dicas de como ser um dev melhor, como fazer dinheiro sendo programador, tudo isso em um único lugar? Nos segue no instagram: @minhastack que lá tem tudo isso e muito mais!

Invista em conhecimento, aprenda node.js | link afiliado: https://amzn.to/3gbNZq7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *